Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Acesso ao e-cac e gov.br

Publicado por Tec Contabilidade
há 4 anos

O acesso direto ao Portal e-CAC, no site da Receita Federal do Brasil, por meio de certificado digital ou certificado em nuvem estará disponível somente até o dia 31 de agosto de 2020.

Com a instituição da Plataforma de Cidadania Digital através do Decreto nº 8.936 de 19 de dezembro de 2016, a partir de 1º de setembro de 2020, o acesso ao e-CAC será somente via Código de Acesso ou via Gov.br.

Para acessar por meio de certificado digital, será necessário o cadastro prévio no Portal Gov.br.

Conta no Gov.br

O portador do certificado digital (e-CPF ou responsável pelo e-CNPJ) deverá criar uma conta no Gov.br para seu CPF. Essa conta terá o selo de confiabilidade para uso do certificado digital.

Assim, no caso de um CNPJ, o acesso via certificado digital e-CNPJ será vinculado com o acesso Gov.br para o CPF cadastrado.

Alterações no e-CAC

As funcionalidades disponíveis no e-CAC não serão alteradas.

A mudança é apenas na forma de login no sistema.

Porém, no futuro, o projeto que alterou a forma de acesso, também visa ampliar os serviços ofertados de forma virtual.

Procuração digitais na Receita Federal

A mudança na forma de acessar o e-CAC não altera as procurações digitais (Procuração Eletrônica e Procuração RFB) cadastradas e válidas no sistema.

Dessa forma, por exemplo, um contador ainda poderá exercer alguma atividade em nome de seu cliente, sempre respeitando o limite do que foi delegado pelo cliente na procuração digital. Para isso, basta o contador acessar o e-CAC a partir de seu cadastro no Gov.br.

Objetivo

Essa ação visa ampliar o atendimento virtual da Receita Federal, com a expansão dos serviços digitais, acessíveis a um número maior de contribuintes.

  • Publicações32
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações372
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acesso-ao-e-cac-e-govbr/912480997

Informações relacionadas

Petição Inicial - TRF01 - Ação de Isenção de Imposto de Renda Pessoa Física c/c com Restituição de Indébito com Pedido Liminar de Tutela de Evidência - Procedimento Comum Cível - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss e União Federal

Márcio Balduchi, Contador
Notíciashá 6 anos

Receita Federal altera multa relacionada à ECF para Lucro Presumido

Receita derruba obrigatoriedade de reconhecimento de firma em procuração

Mayara Silva, Advogado
Artigoshá 5 anos

Tributação dos Condomínios

Breno Santos, Advogado
Artigosano passado

Como criar a senha o Meu INSS em 8 passos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)